Jogos da fome aka Hunger Games - Suzanne Collins

Posted by kynhaa on segunda-feira, 28 de junho de 2010. Filed under: ,

Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome – um espetáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezesseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um ato de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica.
Nota: 5/5

Eu pensei muito mas muito mesmo sobre resenhar esse livro aqui porque er eu sou estranha, muito, eu fico possessa quando vejo alguém comentando sobre um livro que eu já tenha lido e que eu amo, então eu pensei, vou dizer que o livro é ruim, risos maléficos, e ninguém vai ler. Mas o fato é que mesmo se eu tentasse escrever algo ruim sobre Hunger games, não iria conseguir porque eu amo demais esse livro, simples assim.



Nos Jogos de Fome, conhecemos Katniss, uma das minhas personagens femininas favoritas, uma garota forte e determinada que após a morte do seu pai e sua mãe submersa numa profunda depressão, leva em suas costas o peso da responsabilidade de cuidar do que resta de sua familia, num lugar onde a miséria é predominante. Quando sua irmã mais nova é escolhida para participar dos jogos de fome, Kat em desespero pede para ir em seu lugar, e é ir que a história começa, com Kat lutando para sobreviver a um jogo sanguinário em que para vencer terá que matar seus concorrentes, inclusive Peeta, o seu parceiro, que um dia quando ela mais precisava ele lhe ajudou e ela sente que tem a obrigação e o dever de lhe recompensar, mas com os dois a caminho dos jogos, isso se torna impossível.

O livro é dividido em três partes, o livro um, posso dizer que é a parte mais "lenta" do livro- sem não ser lento porque da feita que voce entra na vida da Kat não tem como não ser absorvido por ela - nós mostra um pouco da vida da Katniss, explicando como os jogos se formaram e porque, seus medos, o cuidado e amor que ela tem pela irmã e o ressentimento que guarda da mãe, sua amizade com Gale - tem quem goste dele, mas eu não gosto.

As regras dos jogos de fome são simples. Como castigo pela insurreição, cada um dos doze distritos tem de fornecer um garoto e uma garota, chamados de tributos, para participar no Jogos. Os vinte e quatro participantes são lançados numa imensa arena ao ar livre que pode conter qualquer coisa, desde um deserto escaldante a um ermo gelado. Durante várias semanas, os concorrentes terão de lutar até a morte. O ultimo tributo de pé, obtém a vitória. Pág 22.

Mas é na segunda parte é quando as coisas começam a realmente ficar eletrizante. Kat está lutando pela sua sobrevivência, ela é destemida e forte ao lutar com os outros concorrentes, e admiro tanto isso nela, porque mesmo sabendo do perigo e dos riscos ela se arrisca e vai atrás do que quer. Um tiro anuncia quando um concorrente morre, e toda noite quando o rosto dos lutadores aparece no céu, vemos Kat imersa numa confusão de sentimentos, porque ela não sabe se torce ou não para o rosto do Peeta não aparecer no céu, porque se aparecer ela não terá que mata-lo. A terceira parte do livro, é o vencedor. E eu não foi falar sobre essa parte porque se não vou acabar soltando spoiler.

Resumindo, Jogos de fome, foi um livro que me fez chorar, rir, e torcer sem parar, da mesma forma que eu queria ler para descobrir o final, eu não queria porque tinha medo do que pudesse ler. Mas o desfecho final é surpreendente, e eu chorei que nem uma boba.

Outro exemplo que tenho para dizer o quanto esse livro é bom é: Foi o primeiro livro que meu irmão leu, provavelmente o ultimo.talvez. Já que ele é um ogro tapado, que não lê tipo, nada e quando digo nada é nada mesmo, antes disso me perguntava se ele sabia ler. Eu tinha comprado o livro, mas escolhi ler outros livros antes dele, e quando vi que meu irmão estava lendo todo empolgado ( tão empolgado que amassou ele, odeio ele por causa disso), eu comecei a ler rapidamente, e terminei o livro em menos de 24 h.

O livro é muito bom, eu tenho muitos ciúmes dele, então eu não recomendo, mas meu irmão sim. Mas esse blog não é dele, então não liguem pra isso.


Hunger Games - primeiro livro de uma trilogia, o ultimo livro está prevista para ser lançado este ano - foi lançado aqui em portugal como Os jogos de fome pela editora presença, no Brasil se eu não me engano será lançado pela editora Rocco como Jogos Vorazes.

No post anterior I Heart Quotes eu postei um quote do livro que eu amo, vou postar aqui de novo, porque né.

-Bem, há uma garota. Estou apaixonado por ela, desde de sempre. Mas tenho quase certeza que ela não sabia da minha existência antes da ceifa.
-Ela gosta de outro? -pergunta Caesar.
-Não sei, mas muitos garotos gostam dela. -responde o Peeta.
-Então, fazes o seguinte. Vences os jogos e volta pra casa. Ela não vai poder de recusar, então, hem? -sugere o Caesar, encorajando-o.
-Não acho que isso vá resultar. Vencer... não vai ajudar no meu caso - conclui Peeta.
-Porque não? - pergunta Caesar, perplexo.
Peeta fica corado como um tomate e responde, gaguejando: - Porque... Porque... Ela está aqui comigo. Pg 96

21 Responses to Jogos da fome aka Hunger Games - Suzanne Collins

  1. kynhaa

    O post ficou enorme. U_U ninguém vai ler

  2. Lygia

    Nota: 5/5

    :O

    Kynhaa me convencendo a ler Hunger Games e

  3. Lygia

    ''então eu pensei, vou dizer que o livro é ruim, risos maléficos, e ninguém vai ler''

    UHSUHSHUSUHSSHHUSHUSHUSHUSHUS
    aideus

  4. αηδψϊηћα ஐβϊττψஐ

    Preciso ler... mas a Rocco é careira....rs Esperando baixar o ganhar de presente...rs

  5. Fernanda

    Eu li! Weee! Bem, quero muito ler esse livro e nem preciso dizer que sua resenha só aumentou a vontade! Eu não gostei do nome em Portugal, Jogos de Fome, ficou com uma fonética feia. *fresca* Enfim, a estória parece ótima (e bem tensa, hm) e o fiquei muito curiosa sobre o casalzinho do livro e tudo mais. ;; Ótima dica!

  6. kynhaa

    @Lyg até a bea deu 5 estrelas no skoob, risos. e sabe como ela é chata. Que ela não leia isso aqui. IUHAJAKAPOKPOAKPOKDOPKD

    @Andy, implora de presente pra alguém porque é muito bom *-* É o meu livro nenis que eu guardo no coração, que brega.

    @fernanda

    OUN vlw por ler, linda. Eu nunca gosto de nenhum nome quando é traduzido, acho tudo feio,por isso continuo falando em inglês.

    Peeta é lindo *----* Peeta&Kat true love ♥

  7. Bell

    Eu li e AMO AMO AMO ETERNAMENTE MIL VEZES. De verdade, é um dos meus livros favoritos.
    E a sua resenha está muito boa, embora seja impossível passar a sensação que é ler o livro através de palavras escritas... de verdade.
    Eu totalmente recomendo e, como não sou egoísta -q, quero que o mundo leia!

  8. Diana

    Já está na minha wishlist e com a sua resenha fiquei ainda mais ansiosa pra ler!

  9. Livia

    EPIC! Just EPIC!!!!! =)
    I can't wait for my Mockingjay!!!!

  10. Lucas Geraldo

    eu ja vi em algumas livrarias, mas nao me despertou a atenção... mas com sua resenha, vou dar mais ateção a ele! UAHUAAHU :D
    abraços!

  11. Olive

    seu irmão é um ogro? pelo menos ele leu um livro na vida,tenho quase certeza que a minha irmã nunca leu xD
    aah! devo dizer que fiquei muito curiosa sobre o livro,faz tempo que não leio aguma coisa e digo: caramba! esse livro é incriveel!
    vou tentar achar esse pra ler e espero que eu goste tanto quanto você ;D

  12. Bersotinha

    que não lê tipo, nada e quando digo nada é nada mesmo, antes disso me perguntava se ele sabia ler.


    TU É TOSCA DEMAIS HUAEHUAEHUAHEUAHEUHAEUHUAEHUAEAHE

    ______________
    EU gosto do Gale ok? .-. mais ele q o Peeta manipulador U___________________________U

    tipo, quero ler CF logo, mimimimimimimimi
    nem sei o q acontece O: nem peguei spoilers e tal

  13. Larissa

    Eu amo, amo, amo, amo, amo, amo, amo Hunger Games. Livro favorito de YA.

    Eu gosto do Gale, fiquei com peninha dele pq ele não conseguiu declarar o amor dele pela Katniss, haha. Mas acho o Peeta infinitamente mais fofo e, coitado, a K foi má com ele, mas necessária para a sobrevivência de ambos...

    Eu também sou egoísta, não deveria ter emprestado o livro para a Bell para ela fazer propaganda para o mundo inteiro... Eu tbm faço, mas sei que ninguém vai me ouvir, então, é quase como fingir ser legal quando, na verdade, eu não sou, haha

    Amei a resenha :P

  14. carol

    Tá na minha lista de próximas compras. Com certeza, irei ler.

    Adorei a resenha. x)

  15. Natália Puga

    se é tão bom assim vou procurar saber mais!
    também tenho ciúme e to há décadas pra fazer resenha de a primeira regra do mago :x

  16. cherry_b

    AHHHHHHHHHHHHHHHHH, EU QUERO LEEEER! Eu fui burra, a Lari me emprestou e eu devolvi antes de ler porque eu estava sem tempo... >< SHAME ON ME!

    Eu não sou egoísta também =X Eu gosto que todo mundo leia porque aí eu vou ter muita gente pra falar sobre o livro!

  17. Kézia Lôbo

    Ooo com essa resenha fiquei super curiosa!!!
    XD

  18. Ângela Grazi

    uau, eu adorei!
    esse com certeza quero ler
    a histia me parece emocionante
    bjos

  19. Iris

    Você muda mto de layout, menina O_O Mas esse é o que eu mais gostei. Deixa ele assim *-*
    Eu acho que vou comprar HG, mas oi, estou pobre, como faz?

  20. Rayanne

    "da mesma forma que eu queria ler para descobrir o final, eu não queria porque tinha medo do que pudesse ler."

    ESSA É EXATAMENTE A SENSAÇÃO QUE SINTO, POR ISSO AINDA NÃO COMECEI A LER O SEGUNDO, SÓ VOU Lê-LO QUANDO O 3º FOR LANÇADO E EU TIVER A PLENA CERTEZA QUE NENHUMA TRAGÉDIA GRAVE VAI ACONTECER! RSRSRS..

    Peeta! Meu bein, vc não pode morrer de jeito nenhum, e Kat tem ficar contigo! Detesto o retardado do Gale.

  21. Olive

    Lê siim que vale suuper a pena :D

Leave a Reply

Obrigada por comentar, as respostas dos comentários serão postadas aqui mesmo nessa página. Logo que possível passarei em seu blog retribuindo.