Aspirante a Escritor #1

Posted by Kynhaa on terça-feira, 20 de abril de 2010. Filed under:

Blogs,Fanfictions , Comunidades no orkut são um dos meios que um aspirante a escritor tem de mostrar seu trabalho e até mesmo se tornar reconhecido com Meg cabot que já confessou que escrevia fanfics, Cassandra Clare - que no mundo fanfiction é mais conhecida por sua trilogia Draco Dormiens do que por sua trilogia Mortal Instruments- e não podemos esquecer a blogueira que ganhou um Oscar,Diablo Cody. Há um grande numero de aspirantes a escritores, um exemplo disso é o Nossos Romances Adolescentes. Que há dois anos "Jovens" escritores dos mais novos aos mais velhos postam seus textos, trocam dúvidas com outros escritores e conhecem outros trabalhos. E foi por isso que resolvi fazer esta coluna no blog. A cada semana entrevistarei um aspirante lhe dando a oportunidade de mostrar seu trabalho, afinal, não é pelo simples fato de não ser reconhecido e ter seu trabalho publicado que não mereça atenção.


Semana passada, não sei bem como, entrei em uma comunidade que se chamava Rubro, li a descrição e vi que se tratava de um livro. Fiquei curiosa, entrei em contato e consegui o livro. Gostei muito por sinal, logo postarei a resenha para vocês. Mas hoje irei lhes apresentar a autora do livro: Patricia Camargo, 14 anos, portovelhense está na primeira série do ensino médio e autora de rubro.

Quando você começou a escrever?
bom, eu sempre fui apaixonada por romances épicos, então eu comecei a fazer esboços sobre o rei Artur com onze, doze anos. foi depois de ler Evernight, da Claudia Gray, no ano passado, que eu decidi escrever o Rubro.

Qual a opinião da sua mãe, ela lhe incentiva? Ela sabe que vc escreve?
No começo ela não sabia. simplesmente no fim do ano passado, quando terminei o rubro, cheguei e disse: mãe, eu escrevi um livro. E claro que primeiro ela me olhou esquisito, e depois perguntou: quanto é que vs ganha com isso ? Mas basicamente eu tenho apoio dos meus pais, principalmente da minha avó, que me ensinou a inventar histórias...

Sua avô então seria sua maior influência? Ou suas influências são escritores do mesmo gênero literário que você escreve?
eu acho que voce cresce meio influenciada já que eu ouço as histórias dela desde que eu nasci, mas principalmente acho que é o meu senso crítico. Estou sempre duvidando das coisas, e tentando provar as coisas absurdas. Acho que a minha influência foi querer fazer tudo bem feito, e não com pontas soltas como vários trabalhos literários que li.
Voce escreveu Rubro com a Bruna, como funcionava? É difícil escrever em conjunto?
Quem escreveu Rubro, Lótus e está escrevendo o Ônix sou eu, na verdade. A Bruna... é uma assessora, mais ou menos. Mas infelizmente ela não é tão empenhada na Saga como eu, ou até mesmo outras fãs.
Como surgiu a ideia base da Saga evanescente? Porque vampiros?
Porque... Porque eu me lembro como se fosse hoje o dia em que eu li no livro do Bernard Cornwell a palavra vampiro. E então a minha mente começou a viajar... a viajar... e eu fui apresentado a séria Georgina Kincaid da Richelle Mead... O que foi um passo para conhecer Evernight, a raiz das minhas ideias.

Voce está correndo atras de editoras, está tendo aceitação? As editoras têm preconceito com os escritores Brasileiros? afinal é mais fácil trazer um livro que já é sucesso no exterior do que apostar em algo que não pode trazer lucros.
Então, o preconceito é gigantesco. Não sei se posso citar nomes, mas um exemplo do preconceito é a Intrínseca, que é uma editora brasileira que não aceita livros brasileiros de modo algum. Nós entramos então em contato com o grupo editorial Record, que foram completamente atenciosos conosco. Mas ainda não temos uma resposta.

Voce tem apenas 14 anos, já escreveu Rubro, está finalizando Lótus e Ônix já está em seus planos, isso tudo é apenas diversão ou você pretende trabalhar futuramente apenas como escritora?
Eu sou uma pessoa prática. Escritoras não conseguem se sustentar muito bem, não ganhando somente de 10% a 20% do lucro total dos seus livros. E escrever... Não consigo ficar nem um dia sem fazer isso. Mas eu sempre planejei ingressar em uma universidade. Agora a de direito está nos meus planos. Quem sabe não serei uma juíza-escritora ?

Qual escritor(a) voce mais admira e indica?
Bom, eu realmente gosto do trabalho da Nalini Singh. Eu devorei o livro dela em duas horas. Richelle Mead também é um exemplo, conseguiu desenterrar mitos como o da Succubus e Incubus que eu nunca havia ouvido falar. Mas uma favorita eu realmente não tenho, exceto talvez o Bernard Cornwell.

O que voce diria para as/os aspirantes a escritores que estão escrevendo textos, publicando em blogs e comunidades e correndo atrás das editoras?
Eu diria não desistam ! Às vezes dá vontade de jogar tudo pro ar, mas o que você precisa é um ligeiro empurrãozinho. Eu acho que se deve ouvir a opinião dos outros, mas não de amigos. Amigos dizem Oh, que perfeito ; mas nem sempre eles entendem do assunto. Nunca tive ninguém lá pra criticar o que eu escrevia, então eu tive que escrever muitas vezes pra sair algo bom. E talvez por isso eu queira ajudar. Nesta semana mesmo uma moderadora da comunidade do Rubro e eu fizemos uma comunidade para reunir os jovens escritores, incentivando, entende? E talvez nós até possamos conseguir chamar a atenção das editoras pra eles. O que seria maravilhoso.

Deixe uma mensagem para os leitores que ainda não leram Rubro.
Uau, difícil. Bem... Rubro é um tanto diferente, em minha opinião. É claro que é uma pequena introdução... pra tudo o que virá. Mas ainda assim foi maravilhoso pra mim escrevê-lo. Eu rim junto com os personagens, eu me zanguei junto com os personagens, eu quase chorei junto com os personagens (mas o porque vocês descobrirão se ler !) e isso é o que o tornou tão especial para mim. E dividir com alguém essa felicidade não tem preço.

Sinopse de Rubro
- Rubro

O que você faria... se um passado esquecido... voltasse para te assombrar? O que você faria... se um estranho... fosse a sua única esperança?

Um conto de morte.
Um conto de mistérios.
Um conto de paixões proibidas.
Um conto rubro.

Melissa nunca pensou que as coisas esquecidas poderiam voltar à tona
um dia. Quanto mais voltar em um lugar como a Academia Búlgara. Mas ela
também nunca planejou apaixonar-se por um estranho insuportável,
certo?
Errado.
Ou melhor, aquela não era a primeira vez que ela se apaixonava pelo
mesmo estranho. E não era a primeira vez que estaria no lugar errado, na hora errada.

Se ficou interessado em ler Rubro, voce deve mandar um email para
sagaevanescente@hotmail.com ou mais informações na comunidade oficial
------------------------------------------------------------------------------------------

Bom, é isso. Quero comentários sobre o que vocês acharam da ideia, e se você aspirante a escritor ficou interessado em mostrar um pouquinho mais sobre voce e seu trabalho, mande um email para talktomyhand@live.com (sim, meu msn é toxco.)

:*

11 Responses to Aspirante a Escritor #1

  1. Jacqueline Gomes

    Boa entrevista. Já fui aspirante e desisti. Quem sabe não volto... E esse "Rubro" parece ser muito bom

  2. Patricia Camargo

    Nossa, olha eu aí *-*

  3. Carol Christo

    Ah que linda! Tão bom saber que meninas de 14 são capazes de escrever romances de qualidade. Espero que Rubro seja publicado e espero que as editoras comecem a abrir os olhos para as produções brasileiras. Eu quero ler Rubro *0*

  4. Iris

    Ah cara, eu adoro ver como tem surgido escritores brasileiros! Comecei a ler Rubro, e a Patrícia escreve MUITO bem apesar da idade! Quero ter o prazer de ver mais esse livro brasileiro nas livrarias :D

  5. Julianne

    haha, sempre dizem "Oh, que perfeito" mas acho que é perfeito mesmo, entende? aaah, eu morro de tanto orgulho da Pát *-*

  6. Lara Maia

    eu não cheguei a ler todo o livro, mas o pouco que li, eu realmente me apaixonei pelos personagens, você se indentifica muito com eles, e sempre vê pessoas que conhece em outros personagens kkk leiam, vale muito a pena, não só minha opnião de amiga da esritora, mas como leitora

  7. Carla Camargo

    áah, que liindo *-*
    Parabéns, o livro é lindo mesmo, sorte pra você.
    e eu ainda amo, amo o Feroon *-*

  8. byhanka

    Ahh gente realmente a Patricia escreve MUITO bem e no pouco tempo que eu li o livro eu conheci aas meninas fui me inturmando e agora so moderadora la da comu. e tenho que dizer uma coisa ... a Patricia realmente me inspira , tipo o geito que ela leva as coisas ... é impressionante , fora que ela faz com que você se sinta bem vinda em qualquer ocasiao (e NAO eu nao to puchanduh o saco dela é VERDADE ;D) .. e imclusive graças a patricia eu meio que to escrevendo um livro tambem , claro o livro vai ser diferente em todos os angulos mas eu tive a idea de escrever depois que vi a dedicação da Pati. pra escrever os livros e fazer uma coisa bem feita (oque ela sempre consegue fazer sem duvidas) ... acho que a Pati. tem Mto pra conquistar (tanto como escritora quanto como juiza ou qualquer coisa que ela quizer ser ;D)

    Okey acabei meu mini textinho *-* ... Bjao gente ....

  9. Mika

    Olha minha escritora favorita ai O:
    Gente, falando sério, sem puxa saco...
    Foi um dos melhores livros que eu já li.
    Claro, muitos eu sempre gostava, mas achava sempre falta um determinado detalhe ou tirar alguma coisa de alguma parte do livro.
    Mas Rubro? Eu me encantei, nada pondo ou tirando iria deixá-lo mais perfeito. *-*'
    Rubro, com certeza, merece ser publicado.

    :**

  10. Paula

    Olá,
    O agBook, da AlphaGraphics, publica livros sob demanda de forma fácil e totalmente gratuita. Para publicar, basta acessar www.agbook.com.br e efetuar seu cadastro.
    O principal objetivo do agbook é apoiar novos escritores brasileiros e ainda oferecer todas as técnicas para que o autor não somente publique o seu livro como também o promova de maneira eficiente.
    Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.br
    Abraços.

  11. Bia Carvalho

    Desculpe a invasão, mas eu tenho uma ótima notícia!

    O Blog Amor, Mistério e Sangue está estreando sua primeira promoção!!!

    O prêmio para o vencedor é o primeiro volume da Série "A guerra das Sombras"

    O Livro de Dinaer
    Para mais informações sobre o livro
    http://www.aguerradassombras.com/dinaer.html

    Você não pode perder essa super promoção!!!
    http://amormisterioesangue.blogspot.com/2010/04/primeira-promocao-do-amor-misterio-e.html

    Bjs e boa sorte!

Leave a Reply

Obrigada por comentar, as respostas dos comentários serão postadas aqui mesmo nessa página. Logo que possível passarei em seu blog retribuindo.