O Pacto - O crime de ter nascido

Posted by Kynhaa on sexta-feira, 5 de março de 2010. Filed under: , , , ,

-Hoje, como falei no post anterior, irei falar sobre um livro que já fazia um tempinho que estava querendo ler e que ganhei de presente da minha Avó.




Autora:Gemma Malley

Publicação: 2009
Páginas: 288
Editor: Editorial Presença

Planeta Terra, ano 2140. A ciência oferece aos humanos a possibilidade de se tornarem imortais, mas, dada a escassez de recursos, a imortalidade só é garantida à custa da renúncia à descendência. O Pacto é o compromisso que sela tal decisão. Quebrá-lo é ir contra as leis da Natureza, e as consequências são aterradoras. Anna conhece-as demasiado bem. É uma Excedente, uma criança que não deveria ter nascido. Desde bebé que está em Grange Hall, a instituição que prepara todos os Excedentes para o terrível destino que os espera no mundo exterior. Mas um dia recebe a visita de Peter, um jovem Excedente que vem revolucionar para sempre a sua visão de si própria e do mundo…

Desde de que li a sinopse desde livro que fiquei com uma vontade imensa de lê-lo, e não foi em vão. Quando um cientista descobre a Longetividade, a "cura" para a velice, a população mundial cresce absurdamente, levando os governates a criarem um pacto, mas não um simples pacto, é O Pacto, em que cada pessoa ao aderir a Logentividade terá que assina-lo e comprometer-se a não ter mais filhos. Mas a quem diz que regras são feitas para serem quebradas, não é mesmo? E isto acaba por acontecer, muitos acabam por ter filhos ilegalmente gerando assim o Excedentes.

11 de Janeiro de 2140
O meu nome é Anna.
O meu nome é Anna e não deveria estar aqui. Não devia Existir.
Mas Existo.
pág 9

Anna, é uma excedente que encontra-se em Grange Hall à 12 anos e pode-se dizer que ela é a melhor "Escrava" estudante de Grange Hall, que é para onde o excedentes são mandados para serem disciplinados até tornarem-se um Recurso Valioso, em que serão mandado para serem empregados dos Legítimos.

Enquanto lia o livro, o meu ódio pelos Legítimos e seu egoismo se tornou tão grande que mal conseguia ler, me vi em meio a época da escravidão em que os negros eram humilhados apenas pelo motivo de terem nascido e serviam apenas de pau-mandado. E como a presunção dos legítimos era enorme que mal enxergavam que eram eles próprios que não admitiam que eram eles quem acabaram com A Mãe Natureza aos poucos e eram tão cegos pelo Ego de beleza e juventude eterna que colocavam a culpa até em uma flor que nascia, mas menos neles.As vezes estamos tão preocupados com uma ruga que apareceu no canto do olho, com o cabelo que está caindo e ficando branco, com a leia da Gravidade entrando em ação, que nos agarramos a qualquer coisa que nos faça parecer, o minimo que for, mas jovens, um pouco de cuidado com a aparência não faz mal a ninguém, mas quando isso se torna uma obsessão, pode acabar com a vida de uma pessoa. O pacto nos leva a refletir sobre isso, e toca em um assunto que todos estão a par, porém não damos realmente a importância necessária. Que o mundo não está "acabando" aos poucos,( ascatástrofes naturais estão cada vez mais frequentes,), mas somos nós que acabamos com ele.
Separei dois trechos do livro que gostei muito.
"Mas a Mãe Natureza gosta de coisas novas, não é?" (...) "Quer dizer, as folhas velhas caem das árvores, certo? Porque é que os seres humanos têm de ficar agarrados a vida e não deixar entrar os novos? Será mesmo que é isso que a Mãe Natureza quer?

Pág 148

"Julia Lembrava-se de quando era Nova, desses tempos em que a energia ainda abundava e que as pessoas supunham que a reciclagem seria suficiente. Antes do mar ter começado a submerjir as ilhas. (...) Antes dos políticos terem resolvido fazer alguma coisa porque uma vida infinita significava que seriam eles a sofrer na Pele e não uma qualquer futura geração, caso o clima do mundo não fosse preservado."
Pág 189


Espero que gostem da dica.

bom Final de Semana para todos.

Bjs

1 Response to O Pacto - O crime de ter nascido

  1. Carol

    Kynha, outro dia dei de cara com esse livro. Fique mais interessada agora! Vou colocá-lo na minha lista.
    Ahhh e Geeooorge olha o tronco aiiiii hahaha! Não encontrei muitas pessoas que gostam do filme, sabia? hehe
    Adorei o blog!
    Bjs!

Leave a Reply

Obrigada por comentar, as respostas dos comentários serão postadas aqui mesmo nessa página. Logo que possível passarei em seu blog retribuindo.